Cuba tem 5 mil desabrigados após forte tornado atingir capital

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2019 18h08
EFE Tornado deixou quatro mortos e 195 pessoas feridas

Cerca de 5 mil pessoas continuam desabrigadas, nesta quarta-feira (30), três dias após um intenso tornado atingir a capital de Cuba, Havana. O fenômeno natural deixou quatro mortos, 195 feridos e cerca de 1,9 mil imóveis danificados.

Do total de desabrigados, 4.780 foram alojados na cada de familiares e outros 164 estão hospedados temporariamente em centros de amparo montados pelo governo cubano. O tornado atingiu a região no último domingo (27).

Mais de 70 feridos seguem internados em hospitais de Havana. Oito deles estão em situação delicada e quatro em estado grave. As rajadas de vento do fenômeno chegaram a 300 quilômetros por hora na cidade que enfrenta déficit de 1 milhão de lares.

Esse tornado é o primeiro registrado na capital de Cuba em 80 anos. Equipes do governo seguem limpando escombros, retirando carros que foram arrastados pelo vento e recolhendo postes derrubados nas ruas. Mais de 136 mil pessoas estão sem eletricidade.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, pediu agilidade para recuperar os imóveis danificados. “Uma sociedade organizada, uma economia planificada, um governo socialista sempre terão reservas para que ninguém fique desamparado”, escreveu no Twitter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.