Daniel Ortega propõe emenda constitucional para aumentar controle na Nicarágua

Entre as principais mudanças sugeridas estão a ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos e a transformação do cargo de vice-presidente em copresidente

  • Por da Redação
  • 21/11/2024 15h03
  • BlueSky
EFE/ Presidência da Nicarágua Daniel Ortega Ortega, que ocupa a presidência desde 2007, já havia implementado uma emenda em 2014 que permitia a reeleição sem limites

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, apresentou uma proposta de emenda constitucional que visa aumentar seu controle sobre o país. Entre as principais mudanças sugeridas estão a ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos e a transformação do cargo de vice-presidente em copresidente, além de um maior controle estatal sobre os meios de comunicação. Ortega, que ocupa a presidência desde 2007, já havia implementado uma emenda em 2014 que permitia a reeleição sem limites.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A nova proposta foi encaminhada ao Congresso, que é dominado por aliados do regime, e a expectativa é que a aprovação ocorra de forma célere. Desde 2018, o governo de Ortega tem adotado uma postura cada vez mais repressiva, especialmente em relação à Igreja Católica, que tentou atuar como mediadora entre o governo e a oposição. Após episódios de violência, a Conferência Episcopal da Nicarágua decidiu suspender sua participação no diálogo, citando a contínua repressão à população.

A Igreja Católica tem enfrentado uma série de dificuldades, incluindo o fechamento de emissoras de rádio católicas, perseguições por parte da polícia e a detenção de sacerdotes.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.