Destruição causada pelo furacão Irma mudou as cores das ilhas do Caribe
Fotos de satélite atualizadas revelaram as novas cores do Caribe depois da destruição causada pelo Irma. O furacão destruiu tantas plantas que as ilhas passaram de verde para marrom, quando vistas de cima.
A tempestade atingiu o Caribe na última semana com a força total dos seus ventos da categoria 5. O Irma devastou ilhas como Barbuda e St. Martin e matou pelo menos 34 pessoas.
O Observatório da NASA revelou que o contraste antes e depois da tempestade é muito grande. As ilhas com paisagens verdes do final de agosto foram deixadas marrom e sem vida pelo furacão.
A explicação dada por Kathryn Hansen para o Observatório da NASA é de que os ventos do furacão arrancaram a vegetação e a água salgada lançada pela tempestade também pode ter secado as folhas ainda nos galhos, tornando-as marrom.
A foto acima da ilha Virgin Gorda, foi disparada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo US Geological Survey. A cor do oceano parece mais azul após a tempestade, possivelmente porque as águas agitadas são melhores em espalhar a luz, diz Hansen.
A pequena ilha de Barbuda (foto acima), foi atigida pela categoria 5 do furacão. Gaston Browne, primeiro ministro de Antígua e Barbuda, chamou a destruição de “devastadora”. Cerca de 95% das estruturas da ilha foram danificadas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.