Diálogo por nova coalizão liderada por Merkel enfrenta dificuldades na Alemanha
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, enfrenta dificuldades para formar o governo para um quarto mandato. Nesta sexta-feira já acabou o prazo definido pelos próprios governistas para assegurar uma coalizão de três partidos, mas até agora não há acordo em áreas importantes.
Merkel havia estabelecido a quinta-feira como prazo para que as conversas gerassem um documento com diretrizes das prioridades. Mas os delegados deixaram a reunião nas primeiras horas desta sexta-feira sem um acordo. Após quatro semanas de diálogo, o campo conservador de Merkel, o Partido Democrático Liberal (FDP) e o Partido Verde precisam ainda resolver profundas diferenças em questões como imigração e impostos, mudança climática e segurança.
“A tarefa de construir um governo para a Alemanha é importante e o esforço vale a pena”, comentou Merkel nesta sexta-feira. Líder parlamentar conservador, Volker Kauder afirmou que os partidos precisam decidir sobre a próxima coalizão antes da segunda-feira “Precisa haver um resultado neste fim de semana”, disse ele.
Caso ocorra um impasse, isso poderia levar a novas eleições no início do próximo ano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.