Dormir pouco afeta genes e metabolismo e reduz expectativa de vida

  • Por Agência EFE
  • 18/01/2018 13h26
Pixabay Dormir pouco traz não só graves consequências para a saúde, mas também altera o funcionamento dos genes e reduz a expectativa de vida

Dormir pouco traz não só graves consequências para a saúde, mas também altera o funcionamento dos genes e reduz a expectativa de vida.

Assim advertiram vários pesquisadores especializados em transtornos do sonho que desde esta quinta-feira participam em Madri do simpósio sobre estas patologias organizado pela Fundação Ramón Areces e o Instituto de Investigações do Sono (IIS).

Em uma entrevista coletiva, o responsável científico do encontro e diretor do ISS, Diego García-Borreguero, explicou que o estudo dos transtornos do sono só começou na década de 1970 e “até então não se pensava que o sono fosse um estado com circunstâncias tão especiais”.

No entanto, há cada vez mais estudos que advertem sobre a importância do descanso e, sobretudo, das graves consequências que tem sobre a saúde.

“Os transtornos do sono são um fator de risco que provocam todo tipo de doenças, desde a obesidade mórbida, passando pela diabete, doenças neurológicas e imunológicas, entre outras”, afirmou o especialista.

A incidência dos transtornos do sono é muito elevada nos países ocidentais e “os novos estilos de vida da sociedade moderna estão reduzindo o tempo de descanso das pessoas e, até hoje, o déficit de ‘sono crônico’ afeta uma porcentagem muito elevada da população saudável”, advertiu García-Borreguero.

Todos estes fatores fazem com que seja cada vez mais importante “saber o que ocorre no cérebro, quando descansa e quando não o faz” e nesse contexto “a investigação básica é essencial”.

Na mesma linha, o pesquisador Paul Franken, do Centro de Genômica Integral da Universidade de Lausanne (Suíça), disse que é essencial descobrir por que é tão importante descansar corretamente e determinar quais fatores estão envolvidos e por que varia tanto entre indivíduos: “alguns funcionam perfeitamente com quatro horas de sonho e outros precisam de nove”.

Para Franken, a necessidade de passar um terço da vida dormindo tem uma base biológica e o descanso, seja correto ou não, tem graves consequências sobre os nossos genes.

Segundo vários estudos apresentados por Franken, dormir a metade do tempo necessário pode chegar a alterar até 80% do transcriptoma, (o conjunto de genes que estão se expressando em um dado momento em uma célula), o que demonstra que “os efeitos de um sono insuficiente no nosso sistema genético são muito maiores do que o que sabíamos até agora”.

Por sua vez, Dennis Rosen, investigador do Harvard Medical School e pediatra do Hospital Infantil de Boston (EUA), advertiu sobre a importância de reconhecer o mais rápido possível e tratar os transtornos do sono nas crianças e adolescentes, pois “cada vez mais há evidências de que a falta de sono tem consequências que se arrastam até a vida adulta”.

“O descanso correto das crianças deveria ser uma questão de saúde pública importante e lamentavelmente não é, nem para os pais nem para os pediatras, apesar de as consequências poderem ser muito graves e provocar obesidade, doenças metabólicas, danos cerebrais irreversíveis, e um maior risco de sofrer doenças mentais e de abuso de álcool e drogas na idade adulta”, afirmou o pediatra americano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.