Eleições na França: extrema direita lidera pesquisas de intenções de votos com 33%; Macron tem 19%
Uma pesquisa realizada pelo Ifop na França revelou que a coalizão governista do presidente Emmanuel Macron possui 19% das intenções de voto, enquanto o Reagrupamento Nacional, liderado por Marine Le Pen, conta com 33%. A Esquerda Unida aparece com 26% das intenções, mostrando um cenário de disputa acirrada às vésperas das eleições legislativas. Os números da pesquisa indicam que os nomes ligados ao governo estão enfrentando um “voto de sanção”, semelhante ao que ocorreu nas eleições para o Parlamento Europeu. No entanto, a diferença é que a eleição nacional francesa terá um segundo turno em 7 de julho, o que pode mudar o cenário político no país. De acordo com analistas, Macron espera obter um resultado melhor no segundo turno, contando com a união de outras forças políticas contra a extrema-direita.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A pesquisa também aponta que 63% dos eleitores consultados pretendem participar da disputa legislativa, um aumento significativo em relação à participação nas eleições anteriores, em 2022. O levantamento do Ifop foi realizado com 1.200 eleitores nos dias 13 e 14 de junho, fornecendo uma amostra representativa da opinião pública francesa em relação às eleições. Com a proximidade do primeiro turno, marcado para 30 de junho, a disputa eleitoral promete ser acirrada e com desdobramentos importantes para o cenário político do país.
Publicado por Sarah Américo
[jp-related-posts ids=”1639047,1636562″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
França emite toques de recolher para conter onda de violência e saques
Medida, que tem início previsto para esta terça-feira (20), foi anunciada pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu
- Rússia se mostra aberta a negociar com Ucrânia e EUA em novembro AFP · há 12 horas
- Após ser chamado de ‘ditador’, Pedro Sánchez ataca Milei e cita acolhimento a argentinos Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Papa Leão XIV tinha câncer localizado e não exigirá tratamento adicional, diz Vaticano Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Estamos nos aproximando de uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia, diz Trump Estadão Conteúdo · há 14 horas