Eleições nos EUA: Inconsistências adiam resultado de primárias no Iowa

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2020 10h43
  • BlueSky
EFE caucus EUA Iowa O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ele é a única pessoa que pode reivindicar uma "grande vitória" em Iowa

Depois da votação nas primárias do Iowa, o Partido Democrata não conseguiu apresentar os resultados finais, como é habitual. Os candidatos abandonaram o estado norte-americano sem conseguir fazer qualquer discurso, nem de vitória nem de derrota.

Os democratas garantem que não se tratou de um ato de pirataria informática, mas de inconsistências na apuração dos resultados. Fonte do Partido Democrata do Iowa diz que os resultados devem ser conhecidos ainda nesta terça-feira (4).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ele é a única pessoa que pode reivindicar uma “grande vitória” no Estado americano de Iowa, na noite passada. “O caucus democrata é um desastre absoluto. Nada funciona, assim como era quando eles administravam o país”, declarou o presidente em sua conta oficial no Twitter.

Entenda

Iowa deu a largada nas eleições presidenciais americanas na noite desta segunda-feira ao realizar a primeira das prévias que definirão o candidato democrata para a disputa. Cada Estado do país tem seu formato de votação e, em Iowa, o sistema é conhecido como caucus.

O líder da Casa Branca, como já era esperado, venceu as prévias republicanas em Iowa, em votação simbólica.

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.