Portugal tem eleições com expectativa de vitória do Partido Socialista

Se os resultados se confirmarem, o primeiro-ministro português Antonio Costa deve ser reconduzido ao cargo

  • Por Jovem Pan
  • 06/10/2019 09h05
EFE/EPA/MARIO CRUZO primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, deve ser reconduzido ao cargo em caso de vitória do Partido Socialista

Portugal realiza neste domingo (6) sua 16ª eleição legislativa, em que um número recorde de eleitores, mais de 10,8 milhões, é esperado para escolher 230 deputados.

As urnas serão fechadas às 15h (de Brasília). A expectativa é de que o Partido Socialista vença a maioria dos votos, mas pesquisas indicam que a sigla não deve atingir maioria na Assembleia da República, o Parlamento do país.

Caso o resultado se confirme, os socialistas terão de negociar alianças com outros partidos de esquerda, como fizeram em seu último mandato com o Partido Comunista Português e o radical Bloco de Esquerda. O conservador Partido da Democracia Cristã e o Partido Pessoas-Animais-Natureza também devem ganhar cadeiras

O partido que ganha mais assentos na Assembleia da República é convidado a formar um novo governo e a nomear um primeiro-ministro para liderar o país. O atual premiê, o socialista Antonio Costa, deve ser reconduzido se as expectativas para os resultados se confirmarem. Costa observou em seu mandato uma recuperação econômica, com maior crescimento e queda no desemprego.

*Com Estadão Conteúdo