Eleitores dos EUA elegem número recorde de mulheres para o Congresso
Nesta terça-feira (6), os eleitores dos Estados Unidos elegeram 95 mulheres para a Câmara dos Representantes e pelo menos 13 para o Senado – o que leva a representatividade feminina ao recorde de 22% das cadeiras no Congresso, um aumento de 2% em relação à presença atual.
Com a apuração ainda em andamento, as mulheres conseguiram 95 das 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, uma marca que supera o recorde de 85 estabelecido em 2004. No Senado, onde os republicanos mantiveram e ainda ampliaram a maioria, 13 mulheres triunfaram nas eleições e se juntarão às outras dez senadoras que não precisaram concorrer, já que apenas um terço do Senado é renovado a cada dois anos.
No total, 118 mulheres foram eleitas para o Congresso, o que representa um aumento se comparado às 107 congressistas atuais.
Nove mulheres – seis democratas e três republicanas – foram eleitas governadoras, o que representa um aumento a respeito das seis governadoras atuais. No entanto, ainda resta muito caminho a percorrer, já que 22 dos 50 estados americanos nunca tiveram uma governadora.
A alta de 20% para 22% de mulheres no Congresso dos EUA marca um recorde, mas é significativamente inferior à proporção de outros países, como a Espanha, onde as mulheres são 42%; França, 39%; Alemanha, 31%; e Canadá, 26%.
*Com informações da EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.