Em audiência, Ghosn nega ter cometido irregularidades

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2019 08h29
EFE De acordo com o juiz, Ghosn está detido porque há o risco de fuga e de destruição de evidências

O executivo Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan Motors, negou nesta terça-feira (8), no Tribunal do Distrito de Tóquio, irregularidades durante sua gestão no comando da empresa. Segundo ele, não cometeu desvio algum e não há motivo para continuar detido.

Foi sua primeira aparição pública desde sua prisão. Ele prestou esclarecimentos diante do juiz a pedido da defesa. No Japão, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, são divulgados apenas desenhos e não fotografias de depoimentos e julgamentos.

Ex-presidente do conselho da Nissan e da Mitsubishi, mas ainda presidente-executivo da Renault, Ghosn enfrenta diversas denúncias por fraudes fiscais e uso indevido de bens corporativos.

Preso desde novembro, uma das suspeitas é que o franco-brasileiro, de origem libanesa, teria empurrado para a Nissan prejuízos pessoais de mais de 16 milhões de dólares. Além disso, teria ocultado grande parte do patrimônio das autoridades e sonegado impostos.

A audiência desta semana acontece a pedido da defesa do próprio Ghosn. Desde a prisão,  Ghosn foi obrigado a se manter em silêncio e os advogados não podem assistir aos interrogatórios, nem têm acesso às provas do caso.

No domingo, em entrevista a um jornal francês, um dos filhos dele disse que o Ministério Público do Japão quer que o pai admita os crimes para deixar a prisão. Mas a confissão teria que ser escrita em japonês, idioma não dominado pelo executivo.

Segundo o juiz, o empresário está detido porque há o risco de fuga e de destruição de evidências.

*Com Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.