Em conversa com Putin, presidente turco insiste em um encontro entre o líder russo e Zelensky
Segundo o comunicado do governo da Turquia, o chefe de Estado da Rússia agradeceu a Erdogan por ter mediado as negociações mas não comentou sobre uma possível conversa com o ucraniano
Durante conversa realizada com Vladimir Putin nesta sexta-feira, 1, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, voltou a pedir que o líder russo e Volodymyr Zelesnky se encontrem para falar sobre a situação na Ucrânia e discutir um cessar-fogo. Segundo o comunicado divulgado pelo governo turco, Erdogan afirmou que era importante que os lados agissem com bom senso e mantivessem o diálogo, observando que queria coroar os esforços de paz reunindo o presidente russo e o presidente ucraniano. No comunicado não tinha informações sobre qual teria sido a resposta de Putin para a solicitação realizada. Entretanto, foi informado que o chefe de estado da Rússia agradeceu o presidente turco por ter mediado a reunião, que aconteceu na terça-feira 29, entre as delegações russas e ucranianas em Istambul. O Kremlin ainda não se pronunciou sobre a ligação.
Depois de avanços nas negociações entre Rússia e Ucrânia no último encontro, os negociadores voltaram a se encontrar nesta sexta, de forma virtual, para uma nova rodada. Antes do encontro, Sergey Lavrov, ministro russo, durante sua visita oficial à Índia, informou que houve progresso nas negociações sobre o status de neutralidade da Ucrânia, incluindo uma reaproximação de posições sobre a situação nas regiões de Donbass. “Esses acordos devem ser concluídos. Há algum progresso admitindo a impossibilidade da Ucrânia fazer parte de qualquer bloco”, disse o chefe da diplomacia russa, acrescentando que eles encontraram “um entendimento” sobre a situação na disputada região de Donbass.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.