Em dia de luto nacional, Chirac é velado em cerimônia privada em Paris

  • Por Jovem Pan
  • 30/09/2019 11h59
EFE Velório Jacques Chirac França O enterro está marcado para acontecer ainda nesta segunda-feira, no cemitério de Montparnasse, na capital francesa

A França se despediu nesta segunda-feira (30) do ex-presidente Jacques Chirac, que morreu na última quinta-feira (26), em dia de luto nacional decretado pelo Governo e de cerimônia reservada na Catedral de Saint-Louis des Invalides, um dia depois de cerca de 7 mil pessoas participarem do velório aberto ao público.

Vários líderes políticos viajaram até Paris para a despedida ao chefe de Estado entre 1995 e 2007 – entre eles o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, o príncipe Albert II de Mônaco.

A líder do partido de extrema-direita Agrupamento Nacional, Marine Le Pen, diante das reservas expressadas pela família à sua presença, acabou sendo a ausência mais notada na cerimônia entre os políticos franceses.

Chirac morreu na última quinta-feira, aos 86 anos. O ex-presidente, ex-primeiro-ministro e ex-prefeito de Paris estava longe dos holofotes desde 2005, depois que sofreu um acidente vascular cerebral.

O enterro está marcado para acontecer ainda nesta segunda-feira, no cemitério de Montparnasse, na capital francesa. Lá também está o corpo da filha de Chirac, Laurence, que morreu em 2016. O sepultamento será fechado ao público.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.