Em dois dias, mais de 150 diplomatas russos foram expulsos de países europeus

Alemanha, França, Espanha, Itália e Holanda adotaram a medida; desde a invasão à Ucrânia, cerca de 293 foram mandados embora

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2022 15h08
NATALIA KOLESNIKOVA / AFP Dmitry Peskov Rússia Dmitry Peskov afirmou que uma eventual entrada de Suécia em Finlândia no país não trará paz às nações

Em 48h, mais de 150 diplomatas russos foram expulsos de países europeus. Essa medida é uma resposta às ações das tropas da Rússia na Ucrânia que já duram mais de um mês. A Itália decidiu expulsar 30 diplomatas alegando razões de segurança nacional. “Esta medida, tomada em comum acordo com os nossos parceiros europeus e atlânticos, foi necessária por razões ligadas à nossa segurança nacional e no contexto da atual situação de crise relacionada com a agressão injustificada da Ucrânia por parte da Federação Russa”, disse Luigi Di Maio.

A Alemanha anunciou que estava mandando embora um grande número de diplomatas russos enviados a Berlim, segundo a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock. Ela não divulgou um número, mas estima-se que tenham sido 40. A França anunciou a retirada de 35 diplomatas “cujas atividades são contrárias aos interesses” do país, segundo uma fonte próxima ao Ministério das Relações Exteriores francês. A Dinamarca expulsou 15 e acusando-os de serem “agentes de inteligência” que realizaram “atividades de espionagem em solo dinamarquês”, disse o chefe da diplomacia dinamarquesa, Jeppe Kofod.

A Suécia também juntou-se à média e, embora tenha retirado um número menor do que os outros países, anunciou a expulsão de três diplomatas russos, e a Espanha eliminar cerca de 25 que representam “uma ameaça aos interesses de segurança” do país, anunciou o ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares. A Bélgica também adotou essa medida e, em 15 dias, expulsou 21 pessoas que trabalhavam para a embaixada e consulados russos, suspeitas de estarem envolvidas em “operações de espionagem e influência que ameaçam a segurança nacional”. Holanda e Polônia seguiram o exemplo e também expulsaram dezenas de diplomatas.

A Eslovênia decidiu expulsar 33 diplomatas russos para exprimir seu “profundo protesto” e seu “choque” após a descoberta de inúmeros cadáveres na cidade ucraniana desocupada de Bucha. Kiev acusa os russos de massacre. Com esses novos anúncios, estima-se que o número de diplomatas russos que tenham sido expulsos dos países já chega a 293. O Kremlin denunciou, por sua vez, a “falta de visão” da Europa em expulsar inúmeros diplomatas, já que o movimento implica “a redução das possibilidades de comunicação na esfera diplomática nessas difíceis circunstâncias”, segundo o porta-voz, Dmitry Peskov. “E isso inevitavelmente levará a medidas de retaliação”, acrescentou.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.