Em meio a estragos do Florence, Trump volta a duvidar do número de mortes do furacão Maria

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2018 11h13 - Atualizado em 15/09/2018 11h43
EFE

Pelo menos sete pessoas morreram até o momento vítimas da passagem do furacão Florence pelos Estados Unidos. Chuvas e ventos fortes atingem especialmente os estados da Carolina do Norte e do Sul, sendo que algumas cidades continuam com risco de inundações. Enquanto isso, o presidente Donald Trump usou as redes sociais para criticar mais uma vez os números que foram divulgados em 2017 sobre outro furacão que amedrontou o território de Porto Rico, o Maria.

“‘Quando Trump esteve na ilha em outubro passado, especialistas informaram que 16 pessoas morreram por causa do Maria’, disse o The Washington Post. Isso foi muito depois do furacão ter passado. Por muitos meses, (o número) chegou a 64. Então, como num passe de mágica, mais de 3 mil pessoas morreram. Cinquenta vezes o número original – Sem chance!”, escreveu em seu perfil do Twitter.

Nesta semana, ele já havia acusado seus oponentes democratas de maquiarem o número de mortos na época para “fazê-lo parecer um presidente ruim”. Sugeriu, inclusive, que pessoas que naquele período morreram por outros motivos, como idade avançada, foram aidiconadas nos números do furacão.

Sobre o Florence

Na Carolina do Norte, região mais afetada pelo Florence, o governador Roy Cooper chamou o fenômeno de um “brutamontes indesejado” que pode acabar com comunidades inteiras. “O fato é que Florence é mortal e sabemos que estamos a dias de distância de um fim”.

Com ventos de força de uma tempestade tropical e rodando a 560 quilômetros de largura, o furacão derrubou árvores, retorceu prédios, destruiu estradas e deixou quase 930 mil casas e empresas sem energia elétrica, número pode continuar subindo.

Florence chegou à categoria 4, com ventos superiores de 225 km/h, enquanto estava sobre o mar, mas aterrissou como um furacão de categoria 1 na região de Wrightsville Beach. Na manhã deste sábado (15), o vento estava enfraquecido, a 80 km/h, e se movia pela Carolina do Sul.

Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.