Em meio pressão dos EUA sobre Groenlândia, Canadá e França planejam consulados na ilha

Ministra das Relações Exteriores do Canadá, Anita Anand, estava viajando para Nuuk para inaugurar o consulado

  • Por Jovem Pan*
  • 06/02/2026 17h37
  • BlueSky
Base Espacial Pituffik, das Forças Armadas dos EUA, na Groenlândia, onde o vice-presidente americano JD Vance visitou em 28 de março do ano passado Base Espacial Pituffik, das Forças Armadas dos EUA, na Groenlândia, onde o vice-presidente americano JD Vance visitou em 28 de março do ano passado

O Canadá e a França planejam abrir consulados diplomáticos na capital da Groenlândia, mostrando apoio ao aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Dinamarca, e à ilha ártica, após os esforços dos EUA para assegurar o controle do território dinamarquês.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Anita Anand, estava viajando para Nuuk para inaugurar o consulado, que, segundo autoridades, também poderia ajudar a impulsionar a cooperação em questões como mudanças climáticas e direitos dos inuítes. Ela estava acompanhada pela governadora-geral indígena do Canadá, Mary Simon.

O Ministério das Relações Exteriores da França disse que Jean-Noël Poirier também assumiria suas funções como cônsul-geral, tornando-se o primeiro país da União Europeia a estabelecer um consulado na Groenlândia.

Poirier terá a “tarefa de trabalhar para aprofundar os projetos de cooperação existentes com a Groenlândia nos campos cultural, científico e econômico, além de fortalecer os laços políticos com as autoridades locais”, disse o ministério.

*Com Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.