Em três horas, mais de 500 pessoas são presas em protesto em Moscou

  • Por Jovem Pan
  • 27/07/2019 13h24
EFE/YURI KOCHETKOV A manifestação foi convocada pela oposição extraparlamentar

Mais de 500 pessoas foram detidas pela polícia neste sábado (27), em Moscou, Rússia, após participarem de uma manifestação não autorizada da oposição contra a exclusão de candidatos nas eleições de 8 setembro.

O número de detidos foi divulgado por uma Organização Não Governamental (ONG) que contabilizou mais de 560 detenções em pouco mais de três horas.

A manifestação foi convocada pela oposição extraparlamentar para exigir o registro de seus candidatos às eleições municipais — mesmo a polícia tendo advertido na sexta-feira (26) que pretendia utilizar todos os meios para impedir o protesto.

A polícia criou uma barreira de defesa para impedir que os manifestantes se aproximassem da prefeitura, localizada na avenida Tverskaya, na zona central.

Entenda os protestos na Rússia

A comissão eleitoral recusou o registro de 57 candidatos, incluindo alguns dos principais dirigentes da oposição, que acusa as autoridades de manipular milhares de assinaturas recolhidas nas últimas semanas pelos candidatos e transcrevê-las incorretamente no registro eletrônico.

O Comité de Direitos Humanos, dependente do Kremlin, tomou posição favorável à oposição e apelou à comissão para considerar “todos os candidatos” que recolheram o mínimo de assinaturas necessárias, porque o contrário significa ignorar “a vontade de milhares de eleitores”.

A oposição russa encara as eleições municipais como um primeiro passo para tentar ter representação na Duma (câmara baixa do parlamento).

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.