Empresário Franco Macri, pai do presidente argentino, morre aos 88 anos
Franco Macri, pai do presidente da Argentina, Mauricio Macri, e um dos maiores empresários do país, morreu neste sábado (02), em Buenos Aires, aos 88 anos, segundo fontes oficiais confirmadas à Agência Efe.
O pai do presidente morreu em sua casa na capital argentina às 21h (hora local).
Macri nasceu em 1930 na cidade de Roma, e chegou na Argentina ainda jovem e praticamente sem falar espanhol, numa época em que milhões de italianos repetiam esse caminho.
Após sua chegada ao país, ele ocupou vários ofícios, ao mesmo tempo que estudava engenharia, mas depois de alguns anos ele já havia fundado suas primeiras empresas, das quais obteve seu sucesso inicial no ramo da construção.
Os negócios de Franco Macri prosperaram rapidamente, e na década de 1970 viveu o auge das suas empresas, onde se transformou em um dos principais empresários do país.
Segundo os veículos de imprensa argentinos, Franco Macri sempre soube manter boas relações com os sucessivos governos do país.
O presidente Mauricio Macri, que já havia reconhecido em 2017 que seu pai sofria de demência, falou há alguns dias sobre o estado de saúde dele, sobre o qual contou que “está aqui e não está. Ele está prostrado e se tem algum momento de lucidez, deve ser uma experiência muito ruim, pois toma consciência da sua incapacidade e sua perda de vitalidade”.
A última vez que o presidente o viu consciente foi há um ano, quando seu pai lhe pediu “uma pequena pílula para tirá-lo daqui”, pois sofria por não “poder fazer nada e depender de assistência para tudo”, disse Mauricio Macri, visivelmente emocionado.
*Com Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.