Engenheiro chinês recebe pena de morte por espionagem

Conhecido apenas pelo sobrenome, Liu atuava em um instituto de pesquisa e decidiu copiar e manter em segredo dados sensíveis como forma de se vingar de seus superiores

  • Por da Redação
  • 19/03/2025 15h43
  • BlueSky
Xie Huanchi/EFE/EPA/Xinhua Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), discursando na terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) Ele estabeleceu contato com uma agência estrangeira, onde entregou o material por um valor irrisório

Um engenheiro da China, conhecido apenas pelo sobrenome Liu, recebeu a pena de morte após ser considerado culpado de espionagem. Ele foi acusado de vazar informações confidenciais a uma agência estrangeira. Liu, que atuava em um instituto de pesquisa, decidiu copiar e manter em segredo dados sensíveis como forma de se vingar de seus superiores. Após deixar seu emprego, Liu enfrentou dificuldades financeiras e optou por vender os segredos de Estado.

Ele estabeleceu contato com uma agência estrangeira, onde entregou o material por um valor irrisório. No entanto, após a transação, a agência cortou relações com ele, o que levou Liu a tentar negociar os dados fora do país. A prisão de Liu ocorreu após ele confessar seus crimes, resultando em uma condenação à morte e na cassação permanente de seus direitos políticos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A data da execução ainda não foi divulgada pelas autoridades. Este caso destaca a crescente preocupação da China com a espionagem, em um contexto onde o governo tem intensificado os alertas sobre o recrutamento de cidadãos por organizações estrangeiras.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.