Espanha diminui restrições após queda na curva de contágio

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2020 10h40
EFE/JUANJO MARTÍN O número de mortes causadas pela covid-19 chegou a 17.489 na segunda (12), 517 a mais que no no dia anterior

A Espanha, um dos territórios com mais casos de coronavírus, começou a afrouxar nesta terça-feira (14) as restrições duras do isolamento social, que mantiveram as pessoas em casa durante mais de um mês e frearam a atividade econômica.

O número de mortes causadas pela covid-19 chegou a 17.489 na segunda (13), 517 a mais que no no dia anterior. Os casos confirmados totalizaram 169.496 registros.

Embora o governo tenha decretado o confinamento até o dia 26, funcionários de algumas empresas e fábricas em setores não essenciais retomaram as atividades na segunda-feira.

Com as dúvidas e críticas sobre efeitos do regresso, o governo iniciou, em 1,5 mil pontos em todo o país, um programa de distribuição de 10 milhões de máscaras de proteção para trabalhadores que estão retomando suas atividades.

O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, afirmou que o governo acredita que, até o final desta semana, as farmácias terão máscaras à venda. “Se a saúde dos trabalhadores for minimamente afetada, a atividade não poderá recomeçar”, disse Grande-Marlaska, à rádio Cadena Ser.

Com a medida de afrouxamento, o governo presidido pelo socialista Pedro Sánchez tenta reativar parte da economia espanhola, muito prejudicada pelo surto, com cerca de 900 mil postos de trabalho fechados desde meados de março.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.