Espanha impedirá que qualquer declaração de independência “se materialize”

  • Por EFE
  • 07/10/2017 20h55
EFE/Fernando Alvarado Para Mariano Rajoy, "a Espanha continuará sendo a Espanha"

O presidente de governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou neste sábado (7) que o Executivo “vai impedir que qualquer declaração de independência se materialize em algo”, em referência à questão da Catalunha, e que “a Espanha vai continuar sendo a Espanha durante muito tempo”.

Em uma entrevista concedida ao jornal El País e veiculada antecipadamente no site da publicação, Rajoy pede ao catalanismo pactista e moderado que volte e se afaste de “extremistas, radicais e da ‘Candidatura d’Unitat Popular'” (CUP, ‘Candidatura de Unidade Popular’ em português).

Essas declarações chegam há três dias do pronunciamento do presidente da comunidade autônoma da Catalunha, Carles Puigdemont, no parlamento regional, marcado para a próxima terça-feira (10), no qual não se sabe se haverá uma declaração de independência.

O único ponto do dia dessa jornada parlamentar é o comparecimento de Puigdemont para “informar sobre a situação política atual”, ainda que a CUP – grupo que apoia a coalizão do governo catalão na câmara – indicou que a sessão plenária deve servir para ratificar os resultados do referendo e declarar a independência.

O Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu uma solicitação de comparecimento na sessão plenária de Puigdemont que estava marcado para a segunda-feira (9) por fazer menção à lei do referendo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.