Estudo indica que 5% dos espanhóis podem ter tido contato com a Covid-19

Apesar dos quase 230 mil casos confirmados, Espanha está longe da chamada ‘imunidade de rebanho’, quando 60% da população se infecta com o vírus

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 18h13 - Atualizado em 13/05/2020 18h15
  • BlueSky
EFE/Mariscal teste de coronavírus na Espanha Prevalência do vírus é maior em crianças e adolescentes do que nas outras faixas etárias analisadas

Um estudo preliminar realizado pelo Ministério da Saúde da Espanha e pelo Instituto de Saúde Carlos III indica que 5% da população do país pode ter tido contato com o novo coronavírus e desenvolvido anticorpos.

A pesquisa, iniciada em 27 de abril, avaliou 60 mil pessoas, que vivem em 36 mil residências, com objetivo de entender melhor a dimensão da pandemia da Covid-19 no território.

Como a população da Espanha é de cerca de 47 milhões de pessoas, a quantidade apontada no estudo representaria pouco mais de 2 milhões, segundo explicou nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista coletiva.

O integrante do governo, inclusive, descartou que haja “imunidade de rebanho”, porque isso necessitaria a contaminação de 60% da população.

“Estamos longe da imunização de grupo. Não sabemos o que vai acontecer, mas poderia haver um novo pico da infecção. Por isso, os critérios de cautela e de tomar as decisões com a maior informação disponível, é o mais sensato”, disse Marina Pollán, diretora científica da pesquisa.

Os dados preliminares do estudo, que contou com a participação de 1,4 mil centros de saúde, não mostram diferenças por sexo ou idade, mas sim geográficas, com algumas regiões sendo cinco vezes mais afetadas, como Madri. Além disso, a prevalência do vírus é maior em crianças e adolescentes do que nas outras faixas etárias analisadas.

De acordo com o boletim mais recente, a Espanha registrou 228.691 casos de contaminação pelo novo coronavírus, e 27.104 mortes.

* Com EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.