Estudo: países que proíbem pais de baterem nos filhos são mais seguros

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2018 18h24
Pixabay Trabalho é da Universidade McGill do Canadá

Um estudo feito pela Universidade McGill do Canadá e publicado na BMJ Open mostrou que países onde os pais não podem bater nos filhos (nem mesmo com uma palmada) são menos violentos. De acordo com os resultados, nesses locais as brigas entre jovens são menos comuns e o ambiente é mais seguro para meninas crescerem.

Em países onde o castigo foi inteiramente banido (em casa e na escola, como na maioria da Europa) houve redução de brigas físicas de 31% entre os jovens do sexo masculino e de 42% entre as meninas. Nos em que a proibição foi parcial (caso de Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, onde não foi proibido em casa), não houve alteração.

As brigas são mais comuns entre jovens do sexo masculino (cerca de 10%) do que entre meninas (3%). Os pesquisadores usaram dados de 88 países da Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvendo 400 mil jovens.

“O que podemos dizer é que os países onde o uso do castigo corporal é proibido são menos violentos para as crianças do que os países que não fizeram o mesmo”, explicou o principal autor do estudo, Frank Elgar, do Instituto de Políticas Sociais e de Saúde da McGill.

“Estamos olhando para a questão de um ponto de vista bem amplo e notamos a correlação. Mas para mostrar os efeitos diretos da proibição na violência entre jovens, precisamos voltar mais alguns anos e coletar mais dados. Precisamos também perguntar às crianças e aos jovens mais perguntas sobre o que acontece em casa, coisa que, normalmente, os pesquisadores ficam um pouco constrangidos de fazer”, completou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.