EUA antecipam implementação de restrição a passageiros vindos do Brasil

A medida, que passaria a valer a partir da sexta-feira (29), foi antecipada para a madrugada desta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2020 20h54 - Atualizado em 26/05/2020 08h18
Diego Maranhão/Estadão Conteúdo Pessoas no aeroporto Passageiros usando máscaras em aeroporto

Os Estados Unidos anteciparam da próxima sexta-feira (29) para a madrugada desta quarta (pelo horário de Brasília) a implementação da proibição de entrada de viajantes provenientes do Brasil, de acordo com uma emenda à decisão do presidente do país, Donald Trump, que havia sido divulgada neste domingo pela Casa Branca.

A nova medida altera a data efetiva da suspensão da entrada de “imigrantes, não-imigrantes e certas pessoas adicionais que representem um risco de transmissão do novo coronavírus 2019”, segundo o texto assinado por Trump. A proibição vale por tempo indeterminado, podendo ser modificada novamente a qualquer momento.

“Esta proclamação entra em vigor às 23h59, Hora Padrão do Leste (1h59 de quarta-feira em Brasília), de 26 de maio de 2020”, diz a emenda, que esclarece que o veto não é válido para pessoas a bordo de um voo para os EUA que tenha embarcado antes dessa hora.

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse em comunicado no último domingo que a medida afeta pessoas que estiveram no Brasil 14 dias antes de tentarem entrar em território americano, mas “não se aplica ao fluxo de comércio entre os Estados Unidos e o Brasil”.

A proibição não afeta cidadãos americanos e residentes permanentes legais no EUA, assim como outros que atendam a algumas das exceções previstas pelo governo Trump.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.