EUA detectam obras em base nuclear da Coreia do Norte pela 1ª vez desde 2018
Especialistas dos Estados Unidos detectaram a partir de fotos de satélite trabalhos de construção na base de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte, pela primeira vez desde que o regime a fechou em maio de 2018. A informação é divulgada poucos dias depois que o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul afirmou que estava monitorando tanto Punggye-ri y como o centro de pesquisa nuclear de Yongbyon, lugar do qual Pyongyang obtém combustível para bombas e que vem mostrando atividade ininterrupta desde o ano passado.
“Há construção no centro de testes nucleares norte-coreano pela primeira vez desde que a Coreia do Norte anunciou o fechamento e desmantelamento do local na primavera de 2018”, escreveram Jeffrey Lewis e Dave Schmerler, do Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação, no site do primeiro deles. A partir de imagens de satélite registradas em 4 de março, “vemos os primeiros sinais de atividade em uma nova área, incluindo a construção de um novo prédio, a reparação de outro e o que possivelmente são toras e serragem”, indicam os especialistas, que ressaltam que madeira é material básico na Coreia do Norte para erguer edifícios e túneis.
Esses especialistas vêm acompanhando as imagens obtidas de Punggye-ri com particular atenção desde janeiro, quando o regime sugeriu que, dado o impasse no diálogo com os EUA, está considerando encerrar sua moratória autoimposta sobre testes nucleares e de mísseis, e destacam que as mudanças vistas nas fotos “ocorreram nos últimos dias”. “Os trabalhos de construção e reparo indicam que a Coreia do Norte tomou alguma decisão sobre o status do centro de testes. Uma possibilidade é que a Coreia do Norte planeje ter o centro de testes pronto em breve para retomar seus testes de explosivos nucleares, de acordo com o declaração que a Coreia do Norte emitiu em janeiro”, acrescentaram.
Os especialistas também asseguraram que levaria muitos meses, ou mesmo anos, até que Punggye-ri pudesse receber testes novamente, e que é difícil calcular esses prazos, pois depende da severidade dos danos nos túneis. Punggye-ri, no nordeste do país, é o local onde o regime realizou seus seis testes nucleares, tendo sido o último em 2017, e Pyongyang decidiu fechá-lo, convidando jornalistas estrangeiros para ver como dinamitava as galerias subterrâneas, pouco antes da primeira cúpula entre o líder Kim Jong-un e o então presidente dos EUA, Donald Trump.
*Com informações da EFE
continue lendo
Mundo
Trump muda nome de lago que fica na fronteira com o Canadá para ‘Lago América’
O republicano assinou o decreto em meio à guerra comercial entre a maior economia do mundo e seu vizinho do norte
- Ratko Mladić, o ‘carniceiro da Bósnia’, morre aos 84 anos AFP · há 46 minutos
- Julgamento de suposto mentor dos atentados de 11/9 é marcado para junho de 2028 AFP · há 6 horas
- Geleira e terremoto: o que pode ter provocado o desastre no Nepal e no Tibete AFP · há 8 horas
- Tragédia entre Nepal e Tibete deixa 362 mortos e mais de 1.300 desaparecidos AFP · há 9 horas