EUA e Colômbia concordam em ‘manter a pressão’ contra Maduro
O presidente da Colômbia, Iván Duque, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, concordaram na quarta-feira em “manter a pressão” contra o governo de Nicolás Maduro e enfrentar “o colapso da democracia” na Venezuela. Os políticos conversaram por telefone.
Os dois líderes, de acordo com relato da Casa Branca, “falaram sobre a crise humanitária na Venezuela e seus efeitos em toda a região, prometendo manter a pressão sobre o regime de Maduro”.
Na ligação, Pence também “reconheceu os esforços iniciais” realizados por Duque – que assumiu o poder há apenas um mês – na importante luta contra as drogas ilícitas, e ressaltou isto como uma “prioridade no futuro”.
Os EUA criticaram a estratégia antidrogas do ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos e mandatário americano, Donald Trump, colocou há um ano o narcotráfico como a “área mais importante” de cooperação entre os dois países, depois de classificar como “muito alarmante” o aumento de cultivos ilícitos na Colômbia.
Além da luta contra o narcotráfico e a Venezuela, Pence e Duque também conversaram sobre comércio bilateral e a Assembleia Geral das Nações Unidas que será realizada no final deste mês, em Nova York.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.