EUA e México firmam acordo para restringir tráfego na fronteira

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 15h52
EFE Vice-presidente americano Mike Pence e Donald Trump anunciam novas medidas para deter coronavírus nos EUA

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20) um acordo com o México para “suspender o tráfego não essencial” na fronteira sul, com o objetivo de deter a propagação da pandemia do novo coronavírus.

Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que os dois governos concordaram em restringir o “tráfego não essencial”, do qual o comércio será isento, em um pacto semelhante ao alcançado com o Canadá esta semana. A medida entrará em vigor a partir de sábado, dia 21.

“Estamos monitorando nossas fronteiras norte e sul”, disse o secretário interino de Segurança Nacional, Chad Wolf, na mesma coletiva.

“Queremos garantir que bens, comércio e profissionais da saúde continuem a atravessar a fronteira”, acrescentou. “Mas o turismo, algumas atividades recreativas e outras questões precisam parar durante esta crise”.

Trump informou ainda que o México também proibirá voos da Europa como parte dos “esforços coordenados”.

O Departamento de Estado emitiu um alerta de viagem na quinta-feira (19), pedindo que todos os americanos evitem viajar para o exterior e retornem imediatamente se estiverem fora do país, a menos que planejem permanecer no exterior.

Os casos de coronavírus nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), já ultrapassam 10 mil pessoas infectadas e 150 mortes foram registradas, embora cálculos não oficiais falem em 14.250 infecções e 205 mortes.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.