EUA estudam incluir Venezuela em lista de ‘patrocinadores do terrorismo’

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2018 08h24
EFE/Cristian Hernández Venezuela se juntaria a Irã, Coreia do Norte, Síria e Sudão em lista de "patrocinadores do terrorismo"

O governo dos Estados Unidos analisa  incluir a Venezuela na lista de países patrocinadores do terrorismo internacional por seus supostos nexos com organizações como o Hezbollah e as desmobilizadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), segundo publicou nesta segunda-feira o jornal “The Washington Post”.

Esta lista, integrada, por enquanto, por Irã, Coreia do Norte, Síria e Sudão, está reservada aos países que apoiaram “atos de terrorismo internacional em reiteradas ocasiões” e acarreta sanções severas.

Cuba também fez parte desta lista – pelos seus supostos nexos com as FARC e com a também desaparecida ETA – entre 1982 e 2015, ano no qual o governo de Barack Obama a retirou, em meio ao processo de aproximação entre os dois países.

Segundo o “Post”, que cita funcionários sob condição de anonimato e e-mails governamentais internos, o Departamento de Estado, responsável pela lista, já perguntou a outras agências do governo a sua opinião sobre a inclusão da Venezuela.

As fontes citadas pelo jornal não revelaram se o presidente Donald Trump já tomou a decisão, que entre outras coisas poderia implicar em um embargo ao petróleo venezuelano.

Alguns republicanos, como o influente senador Marco Rubio, acusaram o governo de Nicolás Maduro de ter nexos com o terrorismo internacional e advogaram pela inclusão da Venezuela na lista.

No entanto, as consequências que esta decisão teria para o setor petroleiro fizeram com que outros republicanos de estados com refinarias como o Texas e a Louisiana rejeitassem a medida.

Além disso, especialistas questionam os supostos nexos da Venezuela com organizações terroristas internacionais.

“Suspeito que isto (a inclusão na lista) se baseará em rumores e fontes de integridade questionáveis”, afirmou ao “Post” David Smilde, do centro de estudos Escritório de Washington na América Latina (WOLA).

A designação da Venezuela como país patrocinador do terrorismo poderia debilitar a legitimidade internacional da lista, salientaram estes analistas consultados pelo jornal.

Desde a sua chegada à Casa Branca há quase dois anos, Trump endureceu a estratégia americana contra a Venezuela, incluindo sanções econômicas ao próprio Maduro, à sua esposa, Cilia Flores, e à sua vice-presidente, Delcy Rodríguez, entre muitos outros funcionários próximos ao presidente.

O presidente americano também deixou aberta a porta a uma intervenção militar no país caribenho e, segundo o “Post”, funcionários do seu governo se reuniram em várias ocasiões com militares venezuelanos interessados em promover um golpe contra Maduro.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.