EUA estudam ‘tomada de controle amistosa’ de Cuba, afirma Trump
O presidente americano, Donald Trump, sugeriu, nesta sexta-feira (27), uma “tomada de controle amistosa” de Cuba, em um momento de aumento de pressão de Washington sobre a ilha comunista. “O governo cubano está conversando conosco e tem problemas muito sérios, como vocês sabem. Eles não têm dinheiro, eles não têm nada neste momento. Mas estão conversando conosco e talvez tenhamos uma tomada de controle amistosa de Cuba”, disse Trump a jornalistas ao deixar a Casa Branca para viajar ao Texas.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse na quarta-feira (25) que Cuba precisava de uma “mudança radical”, pouco depois de os Estados Unidos flexibilizarem suas restrições às exportações de petróleo para a ilha, que atravessa uma grave crise econômica, por “razões humanitárias”.
Os Estados Unidos impõem um bloqueio energético a Cuba desde janeiro, alegando a “ameaça excepcional” que a ilha comunista, situada a apenas 150 km da costa da Flórida, representa para a segurança nacional americana.
Segundo o jornal Miami Herald, à margem desse encontro, funcionários americanos próximos ao secretário de Estado se reuniram na quarta-feira com Raúl Rodríguez Castro, neto do ex-líder cubano Raúl Castro. Rodríguez Castro não ocupa nenhum cargo oficial no governo cubano, mas é considerado uma figura influente na ilha.
*AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Prefeito de Nova York celebra fim da escala 6×1 no Brasil: ‘Passo histórico’
Em publicação nas redes sociais, Zohran Mamdani relembrou encontro com Lula e afirmou que os trabalhadores 'merecem tempo para viver, não apenas para trabalhar'
- Macron proíbe protestos não sindicais na França após onda de violência Jovem Pan* · há 33 minutos
- Governo Trump pede autorização para retomar construção de muro na fronteira do Texas Europa Press · há 1 hora
- Rússia se mostra aberta a negociar com Ucrânia e EUA em novembro AFP · há 14 horas
- Após ser chamado de ‘ditador’, Pedro Sánchez ataca Milei e cita acolhimento a argentinos Estadão Conteúdo · há 14 horas