EUA fecham fronteira com Tijuana, no México, onde estão migrantes
O governo dos Estados Unidos fechou a fronteira que liga a cidade norte-americana de San Diego a Tijuana (México), onde milhares de migrantes aguardam asilo. O grupo saiu de Honduras há um mês, em caravanas, com destino aos EUA – e na maior parte do caminho segue a pé.
De acordo com o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça no país, o fechamento foi feito nesta segunda-feira (19), para a colocação de “materiais de reforço”. A medida pegou de surpresa o público que circula pela região – 25 mil pedestres e 50 mil veículos por dia.
O governo diz que o impedimento é temporário do México para os Estados Unidos. A passagem inversa não sofreu alterações, entretanto. A entrada para a Califórnia, por enquanto, se limita ao porto internacional de Otay Mesa e à passagem de pedestres no oeste de San Ysidro.
Há uma semana, tropas norte-americanas fecharam a passagem em três das 26 pistas para veículos da região, para instalar alambrados e muros de contenção. O trabalho foi uma antecipação à chegada da caravana de migrantes. O fechamento não tem previsão de término.
*Com informações da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.