EUA: Paciente de 20 anos com Covid-19 recebe transplante duplo de pulmões

Segundo a equipe médica, a mulher se recupera bem e já falou com a família. O transplante foi feito porque ficou claro que os órgãos não se recuperariam da infecção causada pelo novo coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2020 15h05 - Atualizado em 11/06/2020 15h49
Northwestern Medicine Transplante de pulmão Mulher de 20 anos passa por transplante duplo de pulmões após contrair a Covid-19

Nos Estados Unidos, uma paciente de 20 anos passou por um transplante duplo de pulmões após ter os órgãos destruídos pelo novo coronavírus. A cirurgia aconteceu no Northwestern Memorial Hospital, em Chicago.

A operação, que durou cerca de 10 horas, foi mais complicada do que a maioria dos transplantes de pulmão porque a inflamação causada pela Covid-19 havia deixado os órgãos da paciente “completamente colados ao tecido ao seu redor, ao coração, parede torácica e diafragma”, disse o Dr. Ankit Bharat, chefe de cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplante de pulmão da Northwestern Medicine.

De acordo com The New York Times, a paciente está se recuperando bem. “Ela está acordada, sorrindo e falou com a família por chamada de vídeo”, destacou Bharat. A mulher, no entanto, segue usando o respirador devido à infecção provocada pelo vírus ter deixado os músculos do peito muito fracos para respiração autônoma.

Segundo os médicos, o transplante duplo de pulmões era a única maneira de garantir a sobrevivência da jovem. “Quero enfatizar que o transplante não é para todo paciente com Covid-19”, ressaltou Bharat. “Estamos falando de pacientes relativamente jovens, muito funcionais, sem comorbidades, com danos permanentes nos pulmões e que não conseguem sair do ventilador.”

Segundo a equipe médica, a mulher ficou doente por cerca de duas semanas antes de ser internada no hospital, em 26 de abril. Logo após a entrada, ela precisou de ventilação mecânica e, depois de semanas sem apresentar melhoras, os médicos observaram que os danos nos pulmões passaram a pressionar o coração e o fígado.

“Ficou claro que seus pulmões nunca se recuperariam”, disse Bharat. A paciente deve tomar medicamentos para impedir que seu corpo rejeite os órgãos transplantados.

A mulher foi testada várias vezes para verificar se os medicamentos necessários para sua recuperação poderiam reativar o coronavírus, mas até agora esses testes apresentaram resultados negativos para Covid-19, relatou ainda a equipe do Northwestern Memorial Hospital.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.