EUA prometem apoiar força multinacional para Ucrânia ‘em caso de ataque’ russo, dizem fontes diplomáticas

Aliados europeus de Kiev e enviados americanos estão reunidos em Paris com Zelensky para discutir garantias de segurança para Ucrânia em caso de um cessar-fogo, quase quatro anos após o início da invasão russa

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2026 11h29
  • BlueSky
Jim WATSON / AFP Trump e Zelensky Volodymyr Zelensky e Donald Trump em Mar-a-Lago, casa do republicano na Flórida, para tratar sobre o acordo de paz que pode colocar fim na guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos liderarão o monitoramento de um possível cessar-fogo na Ucrânia, que incluiria a participação europeia, e se comprometeram a apoiar uma força multinacional para a Ucrânia, liderada pela Europa, “em caso de um futuro ataque russo”, segundo um rascunho de declaração visto pela AFP.

A Coalizão de Voluntários, formada por aliados de Kiev, deve debater o rascunho nesta terça-feira (6). Segundo fontes diplomáticas, seu conteúdo ainda pode sofrer alterações.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Aliados europeus de Kiev e enviados americanos estão reunidos em Paris com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, para discutir as garantias de segurança para a Ucrânia em caso de um cessar-fogo, quase quatro anos após o início da invasão russa.

*Com AFP

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.