EUA: Secretário refuta acusação de “proposta mafiosa” à Coreia do Norte
Pompeo minimizou um comunicado duramente crítico da Coreia do Norte após as negociações, em que o Ministério das Relações Exteriores do país reprimiu as esperanças de um acordo rápido e atacou os EUA por fazer exigências exageradas e exorbitantes com o objetivo de forçá-lo a abandonar as armas nucleares. A afirmação certamente alimentaria o crescente ceticismo nos EUA e em outros países sobre a real intenção de Kim em desistir de seu arsenal nuclear.
“Se esses pedidos forem mafiosos, o mundo é mafioso”, disse Pompeo, observando que numerosas resoluções do Conselho de Segurança da ONU exigiram que a Coreia do Norte acabe com as armas nucleares e com seu programa de mísseis balísticos. “As pessoas vão fazer certos comentários depois das reuniões. Se eu prestasse atenção à imprensa, ficaria maluco e me recusaria a fazer isso”.
Falando após reunir-se com seus pares japoneses e sul-coreanos em Tóquio, Pompeo disse que seus dois dias de conversações em Pyongyang foram produtivos e realizados de boa fé. Mas seguindo o comentário pungente do Norte, ele admitiu que o processo é difícil e que há muito trabalho pela frente.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.