EUA vão às urnas nesta terça-feira; imprensa internacional repercute eleições

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2018 14h33
EFE Veículos questionam se a postura de Trump pode mudar se os republicanos forem derrotados pelos democratas

Nesta terça-feira (6), os cidadãos norte-americanos participam das eleições legislativas de meio de mandato, conhecidas como “midterms”, para definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75% de seus governadores. E desde a manhã a votação tem repercutido não apenas por lá, mas também em parte da imprensa internacional.

Na Rússia, por exemplo, um artigo no The Moscow Times perguntou se o presidente dos Estados Unidos Donald Trump vai mudar sua relação com Vladimir Putin se os republicanos de seu partido forem derrotados pelos democratas. Na China, o presidente Xi Jinping falou da guerra comercial contra seu país. “Grandes ventos e tempestades podem agitar um lago, mas não um oceano”, filosofou.

O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, por sua vez, trouxe um editorial na capa, o Trono de Espadas, em que fez um paralelo com a série Game of Thrones lembrando que as últimas decisões de Trump foram “eleitoreiras”, incluindo aqui as sanções contra o Irã.

Já o Libération, da França, publicou a manchete Le Vote Garde-Fou, algo como “O Voto Salvaguarda”. No italiano La Repubblica, a manchete foi “O Voto que faz Trump Tremer”. E no uruguaio El Observador, “O Futuro Está em Jogo”.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.