Explosão de meteorito foi dez vezes mais poderosa que bomba atômica de Hiroshima, diz Nasa

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2019 14h18
EFE Uma explosão desse tamanho, segundo a Nasa, acontece apenas duas ou três vezes num século

A explosão de um meteorito sobre o mar de Bering, em frente à península de Kamtchatka, uma região remota da Rússia, em dezembro do ano passado, foi dez vezes mais poderosa que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, no Japão, na segunda guerra mundial.

Esse ataque nuclear contra o Japão provocou a morte de mais de 20.000 soldados e 100.000 civis na cidade japonesa.

A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira, 18, que a explosão de dezembro, detectada pelos satélites militares dos EUA, foi a segunda mais forte de seu tipo nos últimos 30 anos e se trata do maior meteorito a chegar à atmosfera da Terra desde o que impactou em Tcheliabinsk, na Rússia, em 2013.

Na ocasião, a onda expansiva do impacto deixou quase 1.500 feridos.

O asteroide que impactou sobre o mar de Bering em dezembro percorreu a atmosfera a uma velocidade de 32 quilômetros por segundo, seguindo uma trajetória de sete graus. Ele não foi noticiado porque a explosão aconteceu numa zona muito remota, segundo a Nasa, embora o asteroide tenha viajado numa rota não muito distante das utilizadas por voos comerciais que vão da América do Norte à Ásia.

O meteorito explodiu 25, 6 quilômetros sobre a superfície da Terra, com uma energia de impacto de 173 quilotons, segundo os dados da Nasa.

Uma explosão desse tamanho, segundo a Nasa, acontece apenas duas ou três vezes num século.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.