Explosão em mercado no Paquistão mata ao menos 20 pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2019 12h03
Agência EFE Pelo menos vinte pessoas morreram e quarenta ficaram feridas depois da explosão de uma bomba em um mercado no Oeste do Paquistão, nesta sexta-feira (12) Pelo menos vinte pessoas morreram e quarenta ficaram feridas depois da explosão de uma bomba em um mercado no Oeste do Paquistão, nesta sexta-feira (12)

Pelo menos vinte pessoas morreram e quarenta ficaram feridas depois da explosão de uma bomba em um mercado no Oeste do Paquistão, nesta sexta-feira (12). A bomba de fabricação caseira estava escondida em um saco de batatas, segundo a polícia.

“Um grande número de pessoas se encontrava no mercado”, disse à um porta-voz da polícia local, Fraz Hussain.

A maior parte dos mortos pertence à minoria hiita hazara, de acordo com Hussain. Em entrevista à televisão local Dawn, o inspetor-geral adjunto da cidade, Abdul Razzaq Cheema, também disse que, possivelmente, a explosão se tratou de um ataque voltado contra essa minoria, que costuma comparecer diariamente ao mercado com escolta policial.

Nesta ocasião, o comboio era formado por onze veículos e 55 pessoas, de acordo com Cheema. “A polícia fechou as portas [do mercado] para que ninguém pudesse entrar”, disse Cheema. No entanto, a medida foi insuficiente, já que as primeiras investigações indicam que a bomba tinha sido colocada antes que o grupo chegasse ao mercado.

O ministro de Interior da província de Baluchistão, Ziaullah Langove, negou que o ocorrido tenha sido um ataque contra essas pessoas.

Os hazaras são uma minoria étnica originária do centro da Ásia que costuma sofrer ataques sectários de grupos fundamentalistas da maioria muçulmana sunita. Em 2013, três massacres em bairros xiitas e hazaras das cidades de Quetta e Karachi causaram mais de 250 mortos.

Em julho do ano passado, 149 pessoas morreram em um atentado nessa província em um comício eleitoral durante a campanha das eleições gerais, no pior ataque da história do país.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.