Fim da rixa entre TikTok e Instagram? Zuckerberg escuta usuários e devolve personalidade da plataforma

Internautas, incluindo a influenciadora Kylie Jenner, reclamaram das constantes atualizações da rede social que faz com que ela se pareça com o app chinês

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2022 18h14
Unsplash/Alexander Shatov instagram e tiktok Usuários do Instagram estão descontentes com as constantes atualizações da plataforma

As frequentes mudanças do Instagram faz com que ele fique cada vez mais parecido com o TikTok, o que tem gerado um descontentamento nos usuários da plataforma que frequentemente reclamam das atualizações. E não são só os anônimos, influenciadores também desaprovam as mudanças. Na segunda-feira, 25, Kylie Jenner, a segunda pessoa mais seguida do Instagram criticou as mudanças. Ela fez um post pedindo para que a rede social “vire o Instagram de novo” e “pare de tentar ser o TikTok” que ela “só quer ver fotos fofas dos amigos”. A publicação recebeu mais de um milhão de likes. Diante do alvoroço que esse posicionamento causou, foi criado petição na change.org. E na noite de quinta-feira, 28, já tinham mais de 229 mil assinaturas apoiando a iniciativa. “Vamos voltar às nossas raízes no Instagram e lembrar que a intenção por trás do Instagram era compartilhar fotos, pelo amor de Deus”, dizia a petição.

Não é só os internautas que estão desconfortáveis com a situação, o app de vídeos curtos também resolveu colocar um basta e decidiu se vingar. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal South China Morning Post em 11 de julho, o TikTok estaria se preparando para laçar uma plataforma, chamada Kesong, que tem como foco publicações de fotos, igual o concorrente em seu início. O lançamento está previsto para acontecer ainda no verão do hemisfério norte, mas vai funcionar apenas na China. Após a repercussão desses dois episódios, o Instagram informou que deixará de lançar recursos rejeitados pelos usuários por alegações de que a rede social quer se parecer muito com o TikTok, de acordo com um relatório do boletim tecnológico Platformer.

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, respondeu à controvérsia no início desta semana com um vídeo no Twitter dizendo que os recursos eram um trabalho em andamento e estavam sendo testados com um pequeno número de usuários. As mudanças incluem a reprodução de vídeos curtos em tela cheia, como o TikTok, e a recomendação de postagens de estranhos. “Estou feliz por termos arriscado”, disse Mosseri em entrevista à Casey Newton, do Platformer. “Se você der uma olhada no que as pessoas estão compartilhando no Instagram, verá que há cada vez mais uma mudança para o vídeo ao longo do tempo”, explicou ele. O diretor da Meta, Mark Zuckerberg, endossou essa posição durante uma teleconferência na quarta-feira, 27, reforçando que as pessoas estão assistindo a vídeos online cada vez mais.

Meta e Google estão entre as empresas que enfrentam crescente concorrência do TikTok pela atenção das pessoas. Diante disse eles lançaram suas próprias versões de formatos de compartilhamento de vídeos curtos. “Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reunir”, acrescentou Mosseri que também informou que a rede vai reduzir por um tempo a quantidade de posts exibidos no feed de perfis que o usuário não segue. O anúncio oficial da pausa nas atualizações foi feito nesta quinta-feira, 28. Apesar de ter voltado atrás da decisão, ela não é definitiva. O CEO prometeu que o tema voltará a ser discutido, porém, quando o Instagram tiver “aprendido bastante”, mas, temporariamente, os usuários não vão ser obrigados a ter um feed no estilo TikTok com vídeos que ocupam a tela inteira.

*Com informações da AFP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.