Forças de segurança francesas impediram seis atentados em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2018 07h28
EFE/ Sebastien Nogier Policiais cercam estação de metrô na França após ataque a 2 passageiras "A ameaça continua sendo elevada, embora tenha mudado de forma", declarou ministro francês

O ministro de Interior da França, Christophe Castaner, afirmou nesta terça-feira (13) que somente em 2018 as forças da segurança do país abortaram seis atentados. Ele fez alerta de que a ameaça terrorista se mantém elevada.

“A ameaça continua sendo elevada, embora tenha mudado de forma”, declarou Castaner em entrevista à emissora “BFMTV” coincidindo com o terceiro aniversário dos ataques jihadistas que deixaram 130 mortos e centenas de feridos em Paris e na cidade de Saint-Denis, ao norte da capital.

Castaner afirmou que, apesar do tempo que se passou desde esses atentados, há vítimas que continuam se manifestando, e reconheceu a amplitude do problema da radicalização religiosa, inclusive com alguns “alertas” nas fileiras da polícia.

Nesse sentido, o titular de Interior anunciou que os prefeitos serão informados quando algum funcionário municipal em postos sensíveis estiver fichado pelos serviços secretos por radicalização.

Castaner participa esta manhã nos atos em lembrança dos atentados de Paris e Saint-Denis em um cortejo que percorrerá os palcos da tragédia e que estará presidido pelo primeiro-ministro, Édouard Philippe.

Também farão parte do cortejo, entre outras autoridades, os prefeitos de Paris, Anne Hidalgo, e de Londres, Sadiq Khan.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.