Fornecimento de eletricidade na Ucrânia é interrompido em meio a ataque russo
Andrii Sibiga, ministro das Relações Exteriores, descreveu os bombardeios como ‘um dos maiores ataques’ realizados por Moscou
A empresa de energia ucraniana DTEK informou neste domingo (17) sobre interrupções no fornecimento de eletricidade em Kiev e em diversas cidades do leste do país, em decorrência de um ataque em larga escala da Rússia à rede de transmissão. O ministro da Energia, German Galushchenko, confirmou que as forças russas estão mirando as instalações de geração e transmissão de energia em todo o território ucraniano. Andrii Sibiga, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, descreveu os bombardeios como “um dos maiores ataques” realizados por Moscou, com o uso de drones e mísseis que atingiram áreas civis e infraestruturas essenciais.
A situação se agrava com relatos de explosões em Kiev e na região de Donetsk, conforme apurado por jornalistas da AFP. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que a Rússia conseguiu destruir cerca de 50% da capacidade energética do país. Diante desse cenário devastador, a Ucrânia está solicitando apoio de seus aliados ocidentais para a reconstrução da rede elétrica, um esforço que exigirá investimentos substanciais e a aquisição de mais equipamentos de defesa antiaérea.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.