Forte terremoto deixa nove mortos e cerca de 600 feridos na Albânia
O terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter, que abalou a Albânia nesta terça-feira (26), já deixou nove mortos e 600 feridos, de acordo com os novos dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Defesa. A imprensa local, porém, diz que 13 pessoas morreram.
A ministra da Defesa, Olta Xhacka, disse que as vítimas encontradas até agora estavam na cidade de Durres, que fica a 40 quilômetros da capital Tirana, assim como em Thumana e Kurbin.
A maioria das vítimas morreu quando os prédios em que se encontravam desabaram. Além disso, um homem morreu na cidade de Kurbin, depois de se atirar da varanda quando seria resgatado e outro perdeu o controle do carro enquanto dirigia.
Entre as vítimas, uma menina de 10 anos foi encontrada sem vida sob os escombros de um prédio em Durres – além de um jovem, em Thumana, que acabara de sair da prisão.
Segundo as autoridades de saúde, cerca de 600 pessoas foram atendidas nos hospitais de Tirana, Durres, Kruja, Kurbin e Lezha. Três delas estão internadas em estado grave e uma passou por cirurgia.
A ministra pediu aos albaneses para não utilizem seus carros particulares, a fim de evitar o bloqueio do tráfego e a passagem de ambulâncias.
Olta Xhacka lembrou das dificuldades do trabalho de resgate, uma vez que a remoção dos destroços é realizada em prédios que ainda estão parcialmente em pé e sob ameaça de queda, colocando em risco não apenas a vida das pessoas soterradas, mas também das equipes de salvamento.
“É uma situação de tal dimensão que qualquer país teria dificuldade em lidar com ela sozinho”, disse a ministra da Defesa.
Já o primeiro-ministro Edi Rama anunciou que o resgate terá o reforço de equipes da França, Itália, Grécia, Sérvia, Montenegro e Kosovo.
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Enviados de Trump se reúnem Zelensky em Kiev após conversas com Putin
Por ocasião desta nova rodada de negociações, Putin decretou uma suspensão dos bombardeios contra Kiev por três dias
- Aprovação de Trump cai a 33%, menor nível já registrado; economia e custo de vida pesam Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Erupção do Krakatoa obriga Indonésia a fechar 8 aeroportos AFP · há 2 horas
- Irã diz que intensificará sua resposta aos ataques dos EUA AFP · há 4 horas
- Zelensky: Ucrânia é “construtiva” e tem propostas prontas para negociar com a Rússia Estadão Conteúdo · há 4 horas