França: Criminoso que fugiu de helicóptero da prisão é detido

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2018 12h53
EFE Rédoine Faïd já havia escapado duas vezes da prisão

A Polícia da França deteve na madrugada desta quarta-feira na cidade de Creil o criminoso mais procurado do país, Rédoine Faïd, que há três meses fugiu em um helicóptero da prisão onde cumpria pena de 25 anos.

O ministro de Interior da França, Gérard Collomb, substituído ontem de forma provisória no cargo pelo primeiro-ministro, Edouard Philippe, manifestou sua satisfação por esta operação, da qual participaram cerca de 100 agentes.

“Os funcionários da Polícia Judicial demonstraram seu compromisso, sua tenacidade e sua determinação para que a lei da República seja respeitada”, escreveu Collomb no Twitter.

A detenção aconteceu às 4h (horário local) em um apartamento no bairro do Moulin, onde, além de Faïd, outras quatro pessoas foram detidas: seu irmão Rachid, dois de seus sobrinhos e uma mulher. A Polícia encontrou pistolas no local, mas não houve troca de tiros.

Em entrevista à emissora “Europe 1”, a ministra da Justiça, Nicole Belloubet, explicou que os investigadores trabalhavam “durante vários meses em um certo número de indícios” que permitiram chegar até Faïd. Os agentes descobriram o esconderijo do fugitivo há poucos dias, graças a escutas telefônicas de membros de sua gangue.

Redoine Faïd tinha escapado da prisão de Réau no dia 1 de julho, com a ajuda de vários homens fortemente armados que sequestraram um helicóptero com o qual o tiraram da penitenciária.

Em 24 de julho, ele conseguiu escapar de uma perseguição com policiais e que terminou em um shopping da cidade de Sarcelles, ao norte de Paris, onde abandonou um carro junto com um cúmplice. No dia 5 de setembro, a Polícia revistou vários locais de Paris e do departamento de Oise, onde fica Creil, para procurar pistas de seu paradeiro.

Redoine Faïd, de 46 anos e com um longo histórico de crimes, foi condenado no início do ano a 25 anos de prisão por envolvimento em um assalto a um carro blindado em 2010, no qual uma policial morreu. Antes da fuga da penitenciária de Réau, o criminoso já tinha conseguido fugir da prisão em 2013.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.