França: protestos de coletes amarelos completam três meses neste domingo (17)

  • Por Jovem Pan
  • 17/02/2019 09h29
EFE Mais de 1.700 pessoas foram detidas neste sábado (8), na França, em protestos dos chamados 'coletes amarelos' contra o presidente francês, Emmanuel Macron O movimento, cada vez mais dividido, realiza protestos todos os sábados desde 17 de novembro

Manifestantes franceses de coletes amarelos estão completando três meses de protestos desde o início de seu movimento, após comentários antissemitas de alguns manifestantes terem levantado preocupações sobre a ascendente parcela radical do movimento.

Neste domingo (17), os manifestantes convocaram vários comícios em Paris e em algumas outras cidades francesas, incluindo uma marcha em Paris que deve começar no monumento do Arco do Triunfo. O movimento, cada vez mais dividido, realiza protestos todos os sábados desde 17 de novembro, mas alguns grupos estão realizando comícios neste domingo também, para comemorar seu aniversário de 3 meses.

Um convite online para a principal marcha de Paris no domingo diz “Vamos ficar em paz”.

A polícia disparou gás lacrimogêneo, utilizou canhões de água e uma brigada de cavalos para dispersar manifestantes de coletes amarelos no sábado em Paris. Os comentários antissemitas geraram críticas do presidente francês Emmanuel Macron e muitos outros.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.