França vai escalonar por três semanas retorno às aulas a partir de 11 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 21/04/2020 10h30
EFE/EPA/JUSTIN LANE O ministro disse que uma família pode se recusar a enviar seus filhos para a escola, mas nesse caso eles terão que garantir que sigam o ensino à distância

O ministro da Educação da França, Jean-Michel Blanquer, propôs nesta terça-feira (21) uma reabertura gradual das escolas a partir de 11 de maio, escalonada em três semanas e organizada para que nenhuma turma tenha mais de 15 alunos.

Na primeira semana apenas os alunos de 6 anos, que estão aprendendo a ler, e os alunos de 10 anos, que estão se preparando para o próximo ciclo, retornarão às aulas.

Os estudantes de 11, 14 e 16 anos, além dos alunos do Terminal, que precisam se preparar para a universidade, retornarão na segunda semana — assim como os da formação profissional que estudam em oficinas. O restante dos alunos voltará às aulas na terceira semana, de acordo com a proposta do ministro.

Blanquer indicou que, para limitar o número de alunos por turma, estão sendo estudadas opções como continuar o ensino à distância para metade da turma a cada duas semanas ou combinar o ensino com atividades esportivas.

O governo estabelecerá as linhas principais, mas caberá as diferentes escolas adaptá-las à sua própria situação. A reabertura ou manutenção do fechamento também será estudada de forma diferenciada a nível territorial.

O ministro disse que uma família pode se recusar a enviar seus filhos para a escola, mas nesse caso eles terão que garantir que sigam o ensino à distância.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.