Governo da França não espera volta à normalidade no curto prazo, mas vê melhoras

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2020 14h17
EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON O governo da França destacou que o país está evoluindo lentamente para superar a crise do coronavírus

O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, afirmou neste domingo (19) que ainda é cedo para esperar uma volta à rotina no país depois da pandemia de Covid-19 e alertou que ainda há muito a fazer na luta contra o novo coronavírus.

“A volta à normalidade provavelmente não será feita em breve. A situação está melhorando de forma lenta, mas a crise ainda não foi superada”, declarou o primeiro-ministro em entrevista coletiva.

O político destacou que o confinamento da população vem dando frutos e que o sistema de saúde suportou o golpe do aumento da exigência, mas advertiu que relaxar no combate ao vírus SARS-CoV-2 seria um passo atrás.

Philippe lembrou que o confinamento continuará até 11 de maio e que, apesar de o respeito às regras ter sido “globalmente satisfatório”, como ele mesmo classificou, as forças da lei e da ordem realizaram até agora 13,5 milhões de verificações e aplicaram mais de 800 mil multas.

O governo anunciou que houve 395 mortes por coronavírus no país nas últimas 24 horas e destacou que o número de pacientes em unidades de terapia intensiva caiu pelo 11º dia consecutivo, indo de 5.853 a 5.744.

“Os franceses terão que aprender progressivamente a organizar sua vida coletiva com o vírus”, alertou o premiê ao dizer que seu gabinete vem trabalhando no planejamento de saída da quarentena.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.