Governo da França anuncia 60 mil policiais para conter ‘coletes amarelos’

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2019 19h49 - Atualizado em 19/04/2019 19h56
EFE Protestos de 16 de março foram os mais violentos desde 17 de novembro

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, anunciou nesta sexta-feira, 18, que 60 mil agentes policiais vão trabalhar no sábado, 19, para conter possíveis distúrbios nos protestos dos “coletes amarelos”. As manifestações tiveram o episódio mais violento em 16 de março, quando vários estabelecimentos comerciais e edifícios públicos foram depredados e saqueados.

Os eventos já foram marcadas na cidade de Toulouse, Montpellier, Bordeaux e Paris, confirmou o ministro do Interior da França, Christophe Castaner.

“O dia 16 de março foi o 1° ultimato, e agora fazem apelos para um 2° ultimato sob o título: ‘Último Ato. Paris, capital da revolta”, afirmou Castaner em referência às convocações identificadas pelas forças de segurança.

As manifestações dos “coletes amarelos” ocorrem todos os sábados desde 17 de novembro, mas nas últimas semanas o número de participantes caiu consideravelmente.

O movimento passou de 200 mil pessoas presentes em todo o país no final de 2018 para os cerca de 30 mil que compareceram às últimas manifestações, segundo números do Ministério do Interior.

No entanto, a mobilização deste sábado é prevista pelas autoridades como particularmente tensa. Em primeiro lugar, devido ao término do chamado Grande Debate Nacional, uma ideia lançada pelo presidente Emmanuel Macron para aliviar a insatisfação popular mediante uma série de consultas e reuniões públicas entre a sociedade civil e a administração pública para debater as principais preocupações da população.

Além disso, porque, ao final destes debates, Macron deveria anunciar uma série de medidas de cunho social de acordo com alguns pedidos dos manifestantes. Porém, os anúncios, que seriam feitos na última segunda-feira, foram adiados devido ao incêndio na Catedral de Notre-Dame.

No Facebook, foram postadas convocações para uma manifestação não pacífica, e, no YouTube, Eric Drouet, um dos líderes dos “coletes amarelos”, recomendou em um vídeo que o governo pensasse em um esquema de segurança.

“Vocês têm três semanas para organizar a segurança e três semanas para responder aos nossos pedidos: mais democracia, maior poder aquisitivo, melhor qualidade de vida e referendo de iniciativa popular”, declarou Drouet.

O ministro do Interior esclareceu nesta sexta-feira que a missão das forças policiais será a mesma das últimas semanas: “garantir a segurança dos franceses e a liberdade de manifestação sem perigo”.

As autoridades proibiram manifestações na avenida Champs Elysées, como vem ocorrendo nas últimas semanas, e desta vez também haverá um perímetro de segurança em torno da Catedral de Notre-Dame

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.