Guaidó promete ir à Assembleia Nacional para abrir o ano como presidente da casa

O autoproclamado presidente da Venezuela foi barrado pelas forças chavistas

  • Por Jovem Pan
  • 06/01/2020 20h17
EFE O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó Cerca de 100 deputados fizeram uma votação improvisada para reeleger Guaidó como presidente do Parlamento da Venezuela

Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, anunciou nesta segunda-feira (6) que vai amanhã à Assembleia Nacional para tentar abrir o ano legislativo como presidente da casa, dois dias depois de ser barrado pelas forças chavistas.

“Não é o Parlamento que está em jogo. É o país, é a República”, garantiu o político, que se autoproclamou presidente no início do ano passado, após perder eleições para Nicolás Maduro.

Ontem, os deputados chavistas votaram em Luis Parra, adversário de Guaidó, como o novo presidente da Assembleia Nacional, enquanto policiais usaram a força para impedir a entrada do opositor.

Pouco depois da confusão, na sede do jornal “El Nacional”, cerca de 100 deputados fizeram uma votação improvisada para reeleger Guaidó como presidente do Parlamento da Venezuela.

O opositor afirmou hoje que um grupo de estudantes acompanhará os deputados amanhã e pediu que a sociedade se una, garantindo estar pronto para arriscar por uma nova entrada da sede da Assembleia Nacional. “Os militares que protegem o local devem tomar uma decisão amanhã, porque já foram cúmplices da ditadura ontem”, garantiu Guaidó.

A eleição de Parra aconteceu sem votação nominal, o que é questionado pelo autoproclamado presidente do país, que também apontou inexistência de quórum na sessão realizada neste domingo, já que os deputados de oposição não participaram da sessão.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.