Guterres vê “compromisso total” do governo da Colômbia e das Farc com a paz
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste domingo (14) que viu “de forma muito clara” o “compromisso total” do governo da Colômbia e das Farc, já desarmada e transformada em partido político, com a paz no país.
“Todos sabemos que um processo de construção não é fácil, todos sabemos que sempre há dificuldades, obstáculos e, inclusive, alguns boicotes. Há imperfeições e atrasados, mas, para mim, o compromisso total das partes está muito claro”, disse Guterres em uma visita à comunidade de Buenavista, que faz parte da cidade de Mesetas.
O secretário-geral foi ao local para conhecer em primeira mão uma área na qual estão sendo formados os ex-guerrilheiros das Farc para a reintegração na sociedade. Guterres também conheceu os problemas da região, fortemente afetada pelo conflito.
No seu discurso à comunidade, o ex-primeiro-ministro de Portugal destacou que, apesar dos impedimentos, dificuldades, problemas, atrasos e imperfeições, o compromisso com a paz é um fato histórico não só para a Colômbia, mas para toda a América Latina e para o mundo, onde “tantos conflitos sem sentido continuam”.
Guterres se reuniu ontem com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, vários membros do governo e líderes do partido político Força Alternativa Revolucionária do Comum, a nova Farc.
Para o secretário-geral da ONU, a paz é uma “enorme oportunidade” para que o governo esteja presente em todo território da Colômbia, não só para exercer presença administrativa ou de segurança, mas também para levar educação, saúde e condições básicas aos cidadãos.
“Essa é a essência da presença do Estado. Não há paz sem desenvolvimento, não há paz sem a possibilidade de criar condições de prosperidade para as comunidades”, concluiu Guterres.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.