Hamas anuncia a entrega a Israel dos corpos de dois reféns

Até esta quinta-feira (30), o grupo terrorista já havia devolvido os restos mortais de 15 dos 28 prometidos no acordo de cessar-fogo

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2025 10h57
  • BlueSky
BASHAR TALEB / AFP Um militante das Brigadas Qassam está ao lado de veículos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) enquanto se preparam para decolar com o segundo lote de reféns israelenses libertados pelo Hamas no sul de Deir el-Balah, no centro da Faixa de Gaza, em 13 de outubro de 2025. Israel disse que os últimos 20 reféns vivos libertados pelo Hamas em 13 de outubro chegaram ao país. Hamas anuncia que entregará os restos mortais de mais dois reféns nesta quinta-feira (30), conforme exigido pelo acordo de cessar-fogo com Israel

O braço armado do Hamas anunciou que entregará os restos mortais de mais dois reféns nesta quinta-feira (30), conforme exigido pelo acordo de cessar-fogo com Israel em Gaza. As Brigadas Ezzedine al-Qassam “entregarão os corpos de dois prisioneiros israelenses às 16h00, horário de Gaza” (11h00 no horário de Brasília), afirmou o grupo no Telegram.

Até o momento, os combatentes islamistas já devolveram os restos mortais de 15 dos 28 reféns falecidos que o Hamas concordou em restituir em virtude do acordo.

Israel efetuou uma série de bombardeios contra Gaza na noite de terça-feira (28), após um ataque que matou um soldado israelense no sul do território palestino. A Defesa Civil de Gaza, uma agência de resgate que opera sob a autoridade do Hamas, afirmou que os bombardeios mataram mais de 100 pessoas, incluindo dezenas de crianças, no que foi a noite mais letal desde o início do cessar-fogo, em 10 de outubro. Na manhã de quarta-feira (29), Israel anunciou a retomada do cessar-fogo em Gaza.

Por sua vez, o Hamas afirmou que seus combatentes não estavam vinculados ao incidente que resultou na morte do soldado e reiterou seu compromisso com o cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos. Contudo, adiou a entrega dos restos mortais de um refém e advertiu que qualquer “escalada” dificultaria a busca e recuperação de corpos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O grupo terrorista foi criticado na segunda-feira (27) após entregar restos parciais de um refém previamente recuperado, o que Israel considerou uma violação do cessar-fogo.

O Hamas havia afirmado que era o 16º dos 28 corpos que devem ser devolvidos, mas exames forenses determinaram que foram entregues restos mortais parciais de um refém cujo corpo já havia sido devolvido a Israel há dois anos, segundo o governo israelense.

*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.