Hezbollah anuncia Naim Qassem como novo líder após assassinato de antecessor

Hassan Nasrallah foi morto no dia 27 de setembro em um ataque israelense na periferia sul de Beirute

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2024 07h36 - Atualizado em 29/10/2024 07h39
  • BlueSky
EFE/EPA/WAEL HAMZEH Hezbollah elege Naim Qassem para suceder Hassan Nasrallah Qassem, 71 anos, foi um dos fundadores do Hezbollah em 1982 e era o vice-secretário-geral do movimento político-militar desde 1991

O movimento xiita libanês Hezbollah anunciou nesta terça-feira (29) a designação de seu número dois, Naim Qassem, para suceder o falecido líder Hassan Nasrallah, assassinado em 27 de setembro em um ataque israelense na periferia sul de Beirute. “O Conselho da Shura (órgão dirigente do movimento) concordou em eleger o xeque Naim Qassem como secretário-geral do Hezbollah”, afirma um comunicado divulgado pelo grupo islamista xiita que está em guerra contra Israel. Inicialmente, Hashem Safieddine, o líder do Conselho da Shura, era apontado como o sucessor de Nasrallah, mas ele morreu em outro ataque israelense no sul da capital libanesa. Qassem, 71 anos, foi um dos fundadores do Hezbollah em 1982 e era o vice-secretário-geral do movimento político-militar desde 1991, um ano antes de Nasrallah assumir a liderança.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ele nasceu em Beirute em 1953, em uma família procedente de Kfar Fila, na fronteira com Israel. Naim Qassem era o dirigente com o maior cargo no grupo que continuava aparecendo em público desde que Nasrallah começou a passar a maior parte do tempo escondido, após a guerra do Hezbollah contra Israel em 2006. Desde a morte de Nasrallah, Qasem fez três discursos exibidos na televisão, utilizando um árabe mais formal que o libanês coloquial de seu antecessor.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.