Histórico: Kim Jong-un cruza a fronteira e se encontra com presidente da Coreia do Sul
Após momentos de tensão, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un se encontram em Panmunjonara para encaminhar um acordo de paz. Pela primeira vez, desde 1953, um líder norte-coreano pisou em território em sul-coreano.
Pontualmente às 21h30 (9h30 hora local), Kim Jong-un cruzou a pé a linha de demarcação militar, que divide os dois países, e sorrindo apertou a mão de Moon Jae-in.
Os dos líderes devem discutir sobre a melhoria das relações intercoreanas e para conseguir a paz, a prosperidade e a reunificação da península coreana”, segundo detalhou a “KCNA”, agência estatal norte-coreana.
A agência não faz nenhuma menção à possível desnuclearização do Norte, que se espera que seja um dos assuntos centrais das discussões na cúpula, a primeira entre líderes de ambos países em 11 anos.
Por sua parte Moon Jae-in participou de uma cerimônia oficial por volta das 8h (20h de quinta-feira) na Casa Azul, o palácio presidencial situado no coração de Seul, de onde seu comboio partiu para ao acampamento militar situado 45 Km ao norte da capital.
Kim Jong-un crosses over into the South to start the #interkoreansummit @abcnews pic.twitter.com/xDBnwcKVMN
— Jake Sturmer (@JakeSturmer) 27 de abril de 2018
*Com informações complementares da Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.