Argélia monta hospital de campanha no deserto do Saara

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2020 15h52
A instalação médica é equipada com respiradores, laboratórios, espaços de esterilização, salas de atendimento primário e diversas áreas especializadas

Mesmo sem casos da Covid-19 entre os refugiados saarauís, o governo da Argélia instalou um hospital de campanha no acampamento de Chahid al-Hafed, no deserto do Saara, para atender as cerca de 200 mil pessoas que vivem no local.

A instalação médica é equipada com respiradores, laboratórios, espaços de esterilização, salas de atendimento primário e diversas áreas especializadas para atendimento de emergência. O local também possui uma equipe composta por enfermeiros, médicos generalistas e especialistas para lidar com qualquer cenário que possa surgir nos campos de refugiados.

“Estamos muito satisfeitos e felizes por a pandemia da Covid-19 não ter afetado até agora os acampamentos”, declarou o presidente da República Árabe Saaraui Democrática (Rasd) e líder da Frente Polisario, Brahim Gali.

Gali, que agradeceu à Argélia por seu apoio e generosidade, visitou as tendas na companhia da ministra da Saúde saarauí, Jira Bulahi, e do diretor-central da Saúde Militar saarauí, Moulay Abdallah.

No sábado, a própria ministra inspecionou as instalações acompanhada por Abdallah e se disse satisfeita com a rápida construção do centro médico. “É um hospital que reflete a solidariedade incondicional e ilimitada da Argélia com o povo saarauí e sua justa luta”, afirmou Bulahi.

A Argélia foi o primeiro país da África a relatar um caso de coronavírus. Mais de 200 mil saarauís vivem em uma área do deserto do Saara cedida pela Argélia desde 1975.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.